quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Mente


      Quem não se enrolou no caixa eletrônico ou com o manuseio de um DVD, celular, eletrodoméstico, brinquedos dos netos, uso da internet para pagamento de contas e compra de produtos.
    O progresso da tecnologia vem ocorrendo na evolução socioeconômica sendo recurso chave que leva a sociedade se melhorar nos padrões de subsistência; uma partida relevante que direciona a expansão das oportunidades.
       Nossa vida está assinada pelo avanço da informática, da robótica e da microeletrônica. Cada dia ocupa mais espaço de dependermos das máquinas eletrônicas  e daí surgi a necessidade da inclusão do segmento do idoso no mundo tecnológico. Indiferente da faixa etária a inclusão digital traz benefícios como informação, conhecimentos, atualização, ampliação em redes sociais, conectividade com mundo que nos cerca e ainda melhorias na auto-estima e auto-eficácia. 
      Muitos idosos não tem motivação para se inserir no mundo informatizado, ás vezes por achar que é um obstáculo, por não perceberem a importância da inclusão  digital e também  por achar  que o conhecimento do manuseio de aparelhos eletrônicos é um papel  que é mais fácil ser designada aos jovens.
     O acesso da população idosa na era digital vem destacar a possibilidade social no exercício da cidadania e autonomia, no acesso de uma sociedade complexa e dinâmica, conservando a mente ativa.
      Precisamos observar as pessoas idosas como sujeitos ativos e que estão  em continuo aprendizado para novos horizontes na atualidade que vivemos, metas para melhorar sua qualidade de vida nesta fase da boa idade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário