terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Planeje o presente e viva o futuro...



Quando se fala em futuro, onde você imagina estar? Que passos quer dar? O que planeja fazer?

Se você ainda não pensou nesta hipótese, está na hora de rever seus ideais para a realidade. Ninguém mais vai cuidar do seu futuro do que você mesmo. Independente da sua carreira, da sua situação financeira e da sua idade atual, agora é o momento de refletir como você deseja viver lá na frente.
Nascemos sob uma cultura que impõe 60 anos como idade limite para sermos produtivos. Depois disso, vem a hora de parar as atividades de trabalho e a tão sonhada aposentadoria, como se esse momento fosse o melhor dos mundos. A rotina estressante do escritório, então, é substituída por atividades de lazer e viagens pelo mundo afora. Embora esse cenário seja considerado ideal por muitos. Infelizmente, parece ser um hábito de nós brasileiros não nos prepararmos para o futuro. Futuro que chega muito rapidamente e só aí é que vamos nos dar conta que nossa carreira chegou ao fim.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Envelhecimento

O envelhecimento é considerado um fenômeno normal que ocorre com todos os membros da população, sendo associado a declínio fisiológico e acompanhado pelo aumento de doenças, acidentes e estresse (VELLAS et al, 1992). É um fenômeno complexo que inclui alterações fisiológicas e psicológicas relacionadas com as condições sociais vigentes (GUIGOZ et al, 1996.). Não é possível fornecer uma definição única para o termo “envelhecimento” que compreenda toda a sua diversidade e que possa ser aplicada de forma generalizada. Em cada contexto (biológico, social, econômico, cronológico), esse termo pode assumir significados diferentes. Do ponto de vista biológico, o envelhecimento começa tão cedo quanto a puberdade e é um processo contínuo, ao longo da vida adulta. Socialmente, as características dos membros da sociedade que são percebidos como sendo velhos variam dentro do contexto cultural e de geração para geração. Economicamente, os idosos são algumas vezes definidos em termos de saída do mercado de trabalho, especialmente em sociedades que adotam a aposentadoria estatutária ou normal com a idade. Cronologicamente, a idade tem sido usada como um indicador da expectativa de vida residual (WORLD..., 1989).