segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Recurso Tecnológico e Terceira Idade

      Analisando o cotidiano destas pessoas, percebe-se que os meios tecnológicos estão presentes no relógio digital que usam para acordar, no controle remoto da televisão, no telefone celular, no caixa eletrônico do Banco e ainda a tecnologia já não é um privilégio  só dos jovens. Eles presenciam diuturnamente o ritmo de sua vida sendo alterado, incorporando novas tecnologias, palavras e sentidos, sendo remetidos para o mundo da  atualidade. Mas, como eles podem utilizar a informática de forma que ela contribua para sua valorização social, o desenvolvimento de qualidades inteligentes e da cidadania, a reconstrução de suas concepções de envelhecimento? 
      Entre as contribuições da Informática encontram-se a qualificação do trabalho educativo, pelo enriquecendo e diversificação de estratégias pedagógicas e de aprendizagem, e o acesso a informações. 
     A Internet que o diga. Nos últimos anos, muita gente que se sentia sozinha conseguiu arrumar boas companhias através de salas de bate-papo, correio eletrônico e softwares de comunicação instantânea. Atualmente, é possível acompanhar o crescimento de um neto à distância, apenas de um PC, uma câmera de vídeo portátil e um par de caixas de som. É só combinar um horário e ter som, voz e imagem à disposição. Se o preço ainda não é tão baixo, já se transformou em algo acessível para um número considerável de pessoas.
    No início, a tarefa parece complicada, com botões novos e diversas instruções a seguir. Não entre em pânico nessas horas. Apenas lembre-se que o computador funciona através da lógica. Com o tempo, você adquire prática e perde definitivamente o medo da tecnologia  e aí começa a diversão.
   Esse contato com a tecnologia pode até não ser melhor do que jogar conversa fora com os amigos no banco da praça. Mas é uma opção a mais para, inclusive, facilitar algumas tarefas do dia-a-dia, como consultar o saldo no banco, o benefício do INSS, os filmes que estão em cartaz no cinema perto de casa e até o horário dos jogos de futebol na TV. Em redes sociais como o Facebook,Orkut,Twitter,Yahoo e Windows Live , que imagino você já deve ter ouvido falar, reencontra-se amigos dos quais não se têm notícias por décadas.
    Toda essa revolução está ocorrendo diante de nossos olhos. Se você tem curiosidade ou vontade de aprender um pouco mais sobre esses aparelhos que fazem a cabeça dos jovens, vá em frente. Peça a uma pessoa de confiança, um filho(a) ou um neto(a), que lhe dê as instruções básicas e depois faça do jeito que achar melhor. Não existe razão para ficar assistindo a essas transformações como um mero espectador, passivamente, se tem chances de participar e fazer parte desse processo. O máximo que pode acontecer é você se cansar disso tudo. Aí é só apertar o botão “desliga” e tirar o aparelho da tomada.

2 comentários:

  1. Verdade as vezes ocupamos o tempo com tantas coisas inutéis, a hora é essa faz algo que ajude seu próximo. Vamos ser uteis auxiliar mais as pessoas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amor da vida de alguém, gostei muito da ideia, principalmente desta semente a qual, com certeza, você nos dará muito mais na trilha a qual você escolheu.
    Precisamos transformar suas ideias em artigos.
    Parabéns.
    Gilson e Ilma

    ResponderExcluir